Vendas das indústrias do Paraná crescem o dobro da média do país

O crescimento das vendas das indústrias do Paraná, nos 11 primeiros meses de 2007, foi duas vezes maior que o da média brasileira, de 5,1%, divulgada nesta terça-feira (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). No Paraná, segundo a Federação das Indústrias do Estado (Fiep), a vendas no período chegaram a 10,96%. Os dados do Paraná são utilizados pela CNI para o cálculo da média nacional.

A taxa do Paraná, segundo a Fiep, confirma a tendência de a indústria do Paraná fechar o ano de 2007 com o melhor desempenho da série histórica, pesquisada pela entidade desde 1986. ?A previsão é de um aumento superior a 10% nas vendas totais da indústria paranaense em 2007 em comparação ao ano anterior?, afirma Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da Federação.

Para o governo do Paraná, a comparação mostra mais vez que o Paraná tem se consolidado como um dos Estados que mais contribuem com o crescimento da economia do país. ?Temos alcançado recordes consecutivos em diversos setores. Com políticas públicas direcionadas, temos ajudado a fortalecer o conjunto da economia do Paraná e a gerar mais empregos?, avalia o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho.

Brasil

Depois de cinco meses consecutivos de crescimento, as vendas reais da indústria brasileira acumulam uma alta de 5,1% de janeiro a novembro de 2007 em relação ao mesmo período do ano anterior, revelou a pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta terça-feira (15) em Brasília pela CNI. Em novembro, houve queda de 1,7% em comparação a outubro no índice original. Quando corrigidos os efeitos do calendário, como diferença de dias úteis, houve um aumento de 0,7% em novembro em relação a outubro.

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, novembro teve no país um crescimento de 6,8% nas vendas reais. As vendas de automóveis e de máquinas e equipamentos foram o principal motor desse crescimento. O setor automotivo teve um aumento de 2,2% em novembro de 2007 ante igual mês de 2006 e o de máquinas e equipamentos de 1,5% no mesmo tipo de comparação.

As horas trabalhadas na produção brasileira caíram em novembro tanto no índice original quanto no dessazonalizado na comparação com outubro. As quedas foram de 1,9% e 0,5%, respectivamente. Isso mostra que a atividade em novembro foi um pouco menor do que no mês anterior, tradicionalmente mais forte. De janeiro a novembro, as horas trabalhadas na produção do Brasil acumulam alta de 3,9% diante de igual período do ano anterior.

Voltar ao topo