Paris

( das agências) – A montadora francesa Renault afirmou ontem, em sua sede em Paris (França) que sua vendas caíram 2,5% em 2002, em decorrência das turbulências no mercado, que na sua visão tendem a piorar. No entanto, a empresa afirmou que pretende aumentar sua participação de mercado em 2003, através de novos modelos.

A companhia anunciou que as vendas de suas marcas na Europa Central subiram 8,9% e que uma desaceleração registrada na Turquia e na Argentina foi ofuscada pelas vendas em mercados promissores como México e Rússia.

A Renault afirmou também que as vendas do grupo fora da Europa Ocidental subiram 5,5% graças à boa performance na Europa Central, países do Norte da América Latina e da região do oceano Pacífico asiático e muitos mercados fora da Europa, que devem começar a se recuperar em 2003.

A empresa afirmou que a perspectiva para a economia global estava muito incerta, o que a impossibilita de dar perspectivas detalhadas para este ano, mas afirmou que tem o objetivo de aumentar sua fatia de mercado na Europa Ocidental, mesmo com as vendas gerais que podem cair entre 5% e 6%.

??O cenário mais provável é de uma pequena queda no mercado da Europa Ocidental em 2003??, disse o diretor de vendas e de marketing, Francis Hinfray, em conferência com a imprensa. ??Mas o cenário nebuloso, que pode incluir uma guerra no Iraque, é de queda de 5% a 6%.??

??Existe muita incerteza em termos de novos produtos e em termos de economia. Mas a Renault tem o objetivo de continuar a ganhar participação no mercado??, afirmou.

continua após a publicidade

continua após a publicidade