Vendas da indústria paranaense aumentam 10,96%

O resultado acumulado das vendas industriais paranaenses nos 11 primeiros meses de 2007 registrou aumento de 10,96% comparado com o mesmo período de 2006.

O dado, divulgado ontem pelo Departamento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), confirma a tendência de a indústria do Paraná fechar o ano de 2007 com o melhor desempenho da série histórica, pesquisada pela entidade desde 1986. Na comparação com outubro, novembro apresentou queda de 5,17%.

?A previsão é de um aumento superior a 10% nas vendas totais da indústria paranaense em 2007 em comparação ao ano anterior?, afirma Maurílio Schmitt, coordenador do Departamento Econômico da federação. Segundo ele, ?confirma-se que o agronegócio exerceu forte influência no bom resultado?.

A pesquisa da Fiep constata também que o forte incremento do crédito para aquisição de veículos tem aumentado a demanda por automóveis, expandindo as vendas do gênero ?fabricação e montagem de veículos automotores? em 23,29%. O gênero industrial ?máquinas e equipamentos? apresentou a maior expansão de vendas, registrando taxa positiva nestes onze meses de 24,17%. Esta expansão tem dois grupos de produtos com grande participação relativa: o de máquinas agrícolas (em decorrência da boa safra) e a linha branca (geladeira, fogão, etc.), impulsionada pelo aumento do crédito pessoal. Os demais produtos são destinados à área produtiva dos mais diversos gêneros da indústria.

Voltar ao topo