Vendas a prazo e à vista sobem em abril, aponta ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) informou nesta quarta-feira que o Indicador de Movimento de Comércio (IMC), que acompanha as vendas a prazo, apresentou alta de 3,1% em abril na comparação com igual mês do ano passado. Já na comparação com março deste ano, o indicador caiu 14,8%. No acumulado deste ano até abril, ante igual período de 2011, o IMC subiu 2,7%.

Já o Indicador de Consultas de Cheques (ICH), que acompanha as vendas à vista, teve alta de 2% em abril em comparação com igual mês de 2011. Na comparação com março deste ano, o ICH registrou queda de 5,7%. No acumulado deste ano até abril, ante o mesmo período de 2011, o ICH teve alta de 2,8%.

Os indicadores são divulgados pela ACSP baseado numa amostra de dados de clientes da empresa Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O IMC, elaborado a partir de amostra de consultas à base de dados da Boa Vista Serviços, reflete o movimento de vendas a prazo, enquanto o ICH sinaliza o desempenho das vendas à vista.

Inadimplência

O Indicador de Registro de Inadimplentes (IRI), que acompanha os registros recebidos/carnês em atraso, subiu 1% em abril em comparação com igual período de 2011. Na comparação com março deste ano, o IRI mostrou queda de 15%. Já o Indicador de Recuperação de Crédito (IRC), que acompanha registros cancelados/renegociações de crédito, apresentou alta de 3,2% em abril ante igual mês de 2011, sinalizando uma queda da inadimplência em abril. Essa elevação da recuperação de crédito também reflete, segundo a Associação Comercial de São Paulo, as campanhas de renegociação de débitos em atraso.

“O mês de abril destacou-se mais pela recuperação do crédito, fato que sinaliza não apenas uma queda da inadimplência, mas também um aumento do número de consumidores que voltaram a se habilitar para fazer novas compras a crédito nos próximos meses, aproveitando os juros mais baixos”, afirmou Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), em nota distribuída à imprensa.