Venda de eletros cai 13%

São Paulo – As vendas de eletroeletrônicos registraram queda de 13,19% no primeiro semestre, em comparação a igual período do ano passado, segundo levantamento realizado pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros). Na linha de imagem e som, a queda foi de 12,88%; na linha branca, de 17,71%; e na de portáteis, de 9,84%.

“O setor sofreu o reflexo do mercado recessivo, das elevadas taxas de juros, do desemprego e da perda de poder aquisitivo dos consumidores”, afirmou o presidente da Eletros, Paulo Saab, em nota divulgada ontem. Como a maior parte das vendas é feita por crediário, “as atuais taxas de juros estão inviabilizando a compra a prazo do consumidor”, destacou o executivo.

Em junho, as vendas dos três segmentos registraram redução de 5%, em relação a igual mês do ano passado. Na linha de imagem e som, a queda foi de 9,4%; na de portáteis, de 2,67%; e na linha branca, de 1,31%.

Projeções

Diante do resultado do primeiro semestre, os fabricantes estão revendo suas projeções para 2003. O setor não previa crescer este ano, mas esperava recuperar algo em torno de 2% da queda de vendas verificada em 2002. Agora, a avaliação é de que, mesmo havendo uma substancial melhora no segundo semestre, a probabilidade é de novo resultado negativo.

“Isto configuraria o terceiro ano consecutivo de queda de vendas, deixando evidente a necessidade de medidas urgentes do governo para reativar a economia, antes que a situação se torne insustentável”, disse Saab.

Voltar ao topo