Venda de eletroeletrônicos sobe 14,43% no primeiro semestre

São Paulo (AE) – Uma pesquisa preliminar da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) revela que as vendas do setor cresceram 14,43% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2005, lideradas pela comercialização de aparelhos de imagem e som. As vendas desses produtos foram 34,17% maiores que no período de janeiro a junho do ano passado. No mesmo intervalo, a linha branca cresceu 5,07% e a de portáteis teve uma queda de 8,37%. Os dados oficiais devem ser conhecidos nos próximos dias.

Segundo o presidente da Eletros, Paulo Saab, o bom desempenho se deve à Copa do Mundo, ao crescimento do crédito e também à redução dos preços de vários produtos.

O segundo semestre, no entanto, deve apresentar avanço menor que o registrado nos primeiros seis meses do ano. Essa desaceleração, explica Saab, será influenciada pelo menor volume de vendas dos televisores, que deverá ser de 4 milhões de unidades, ante 6 milhões de unidades até junho. Em julho, já foram registradas vendas menores de televisores, de 35% em relação às de junho, após expansão de 37,84% no primeiro semestre. Nos aparelhos de DVD, as vendas do primeiro semestre tiveram crescimento de 40,87%, confirmando a curva crescente da demanda pelas novas tecnologias.

Na linha branca, os produtos que tiveram os melhores desempenhos no 1.º semestre foram os refrigeradores, com vendas 5,82% maiores; os fogões, com crescimento de 6,23%; e as lavadoras automáticas, com incremento de 3,58%.

No semestre, o segmento de portáteis foi o único que apresentou queda na comparação com 2005, mas ainda assim as vendas de aspiradores de pó cresceram 3,58%; as de secadores e modeladores 16,74%; e as de cafeteiras, 13,59%.

Voltar ao topo