Bolso inteligente

Veja dicas para reorganizar o seu orçamento para 2015

Para amenizar a ressaca de quem teve gastos extras no Carnaval e curar a dor de cabeça das dívidas que cresceram, a melhor receita é organizar as contas e programar as despesas do ano. Para isso, o consumidor pode contar com a ajuda de programas de computador e aplicativos para celular gratuitos, que ajudam a gerir os gastos do dia a dia.

“O ideal é colocar as contas no papel. Pense em todos os gastos que teve durante a viagem, desde os pequenos até os mais caros como hospedagem, transporte, passeios, alimentação. Mas se começou o ano endividado é preciso se preocupar com as despesas fixas e listar todas as contas que estão atrasadas”, explica Fábio Moraes, diretor de educação financeira da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Febraban desenvolveu o aplicativo Jimbo, que está disponível para download gratuito no site www .meubolsoemdia.com.br, nas versões para PC e celular. Com ele é possível controlar até as pequenas despesas do dia a dia, justamente aquelas para as quais muitas vezes não se dá importância, mas que no fim do mês corroem o orçamento. 

“Se você estiver endividado no cartão de crédito, ou no cheque especial, você pode optar por uma linha de financiamento mais adequada para sua necessidade. O crédito consignado, por exemplo, é uma modalidade de crédito descontada diretamente da folha de pagamento do empregado (aposentado, pensionista ou funcionário do setor privado), justamente por ser um crédito com uma garantia maior de pagamento, os juros costumam ser baixos”, orienta Moraes.