Rio
– O presidente do Banco de Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Eleazar de Carvalho Filho, espera receber dentro de dois meses detalhes do projeto de capitalização da Varig. Os valores da operação estão sendo estudados por uma consultoria contratada pela empresa para auxiliar no processo de reestruturação e recapitalização.Segundo Carvalho Filho, que não estimou prazo para a conclusão da operação e a eventual participação do banco, o processo já apresentou “pontos positivos e etapas cumpridas”. Ressaltou, contudo, que uma operação desta natureza não se dá no curto prazo. Carvalho Filho comentou, ainda, que é importante dimensionar o tamanho do passivo da empresa e como ele será equacionado dentro do plano de negócios da nova companhia que emergirá da reestruturação de capital.
Projeto viável
O presidente do BNDES voltou a defender que o projeto deve ser viável, com respaldo dos credores e respeitando princípios, entre eles o da governança corporativa.
Sobre outras companhias aéreas, Carvalho Filho limitou-se a informar que a TAM já manteve contato no banco, mais uma vez sem revelar detalhes do encontro, e que a Vasp não foi ao BNDES.
s companhias aéreas brasileira passam por momento de crise. Anteontem a TAM anunciou a demissão de 7% do seu efetivo (pouco mais de 500 funcionários) e a devolução de 21 aviões Fokker 100, em razão dos constantes problemas técnicos que têm apresentado.