VarejoMais premia empresas do comércio na região Centro-Sul

O Sebrae no Paraná e o Sistema Fecomércio divulgaram na noite de segunda-feira as empresas destaque no Programa VarejoMAIS – Mais Vendas, Mais Competitividade em 2007, na região Centro-Sul. Sete micro e pequenas, instaladas em Curitiba, Colombo, Castro e Telêmaco Borba foram premiadas, em duas categorias. O VarejoMAIS é um programa do Sebrae e Fecomércio, em mais de 40 cidades, para fortalecer e tornar mais competitivo o comércio varejista.

Na categoria "Loja Referência", as empresas vencedoras do prêmio "O Melhor do VarejoMAIS 2007" foram a Miss Nuvem Confecções Ltda. (Curitiba); Maxifarma Colombo (Colombo); Modas Pop (Castro) e Dikas (Telêmaco Borba). Na categoria "Loja Revelação", as empresas premiadas foram Dentro D´Água (Curitiba); Papelaria e Livraria Colombo (Colombo); Loja Aquarela (Castro) e  Dikas (Telêmaco Borba). A empresa Dikas levou o prêmio nas duas categorias.

Cerca de 400 empresários, funcionários e familiares participaram do Seminário Regional de Encerramento do VarejoMAIS em 2007. Durante o evento, realizado no Curitiba Master Hall, também foi lançado o livro "Histórias de Sucesso – Comércio Varejista – Paraná", uma coletânea com depoimentos de empresários do comércio, em atividade no Estado. A publicação reúne as histórias de dez micro e pequenas empresas participantes do Programa do Sebrae e Fecomércio em 2006.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Paraná e presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana, destacou a importância de se levar conhecimento aos empresários do comércio. "Quem não for competitivo e não estiver preparado, está fora. A concorrência hoje não é mais a concorrência com empresas localizadas na mesma rua, no mesmo bairro, no mesmo município, mas a concorrência é com empresas do outro lado do mundo", afirmou.

Piana falou da expectativa nas vendas do comércio no Paraná, da importância de os empresários investirem em inovação e tecnologia e ressaltou que a gestão é fundamental nesse processo de fortalecimento e avanço das empresas do setor. "A lucratividade está cada vez menor, por isso precisamos de uma boa gestão dos negócios. Sem isso, seremos derrotados por nossos concorrentes. O VarejoMAIS é uma parceria que deu certo", assinalou o presidente do Conselho Deliberativo.

Atitude

Para o diretor-superintendente do Sebrae no Paraná, Allan Campos Costa, o VarejoMAIS ajuda a desenvolver a atitude dos empresários. "Não adianta termos contato com tecnologias se não tivermos atitude para enxergar e transformar essas inovações e oportunidades em resultados concretos. O que torna uma empresa competitiva é a atitude. O mundo hoje se divide entre os preparados que têm atitude e os que não estão preparados", disse Campos Costa à platéia.

O gerente do Sebrae na região Centro-Sul, José Gava Neto, parabenizou as cerca de 100 empresas, dos quatro municípios, que participaram do VarejoMAIS em 2007. "Foi um ano de muito trabalho, mas com excelentes resultados." Gava disse que o grupo de empresas participantes do Programa se destacou pelo uso de indicadores do comércio aliados à gestão. "Os empresários estão cada vez mais usando indicadores para acompanhar os resultados de suas empresas."

Programa

O VarejoMAIS trabalha conceitos técnicos para fortalecer os empreendimentos, tornando-os mais competitivos. Com eles, os comerciantes têm a oportunidade de identificar possíveis falhas no seu negócio e trabalhar para que elas sejam solucionadas. Eles aprendem, por exemplo, como melhorar a gestão e ampliar a carteira de clientes, definir novos produtos, serviços e processos, aprimorar a administração da loja, desenvolver a equipe de vendas e a qualidade dos serviços ofertados a consumidores cada vez mais exigentes. 

Em 2007, aproximadamente 1.500 empresas participaram do Programa em todo o Estado. O VarejoMAIS foi formatado em mais de 40 municípios paranaenses, com participação de mais de 9 mil pessoas, entre donos de empresas e colaboradores. Em 2006, O VarejoMAIS foi realizado em 28 municípios. Além da premiação de empresas, o Seminário Regional do Programa em Curitiba ofereceu a palestra "A loja do futuro e o futuro da loja – tecnologias emergentes e inovação em varejo", com Regiane Relva Romano.

Voltar ao topo