Varejo teve um Dia dos Pais ruim, dizem instituições

As vendas do varejo no Dia dos Pais de 2015 caíram principalmente em função do cenário macroeconômico adverso ao consumo, com juros e inflação elevados e renda e confiança dos consumidores em baixa. Esse é o diagnóstico traçado pelas principais instituições que medem a atividade no comércio e que apontaram um desempenho ruim para as vendas neste ano.

A Serasa Experian aponta a primeira queda nas vendas na semana que antecede o Dia dos Pais desde 2005, quando começou a calcular o indicador. Segundo a instituição, o recuo no comércio de todo o País foi de 5,1% entre 3 e 9 de agosto deste ano na comparação com o período de 4 a 10 de agosto do ano passado.

Em 2014, o avanço nas vendas nessa comemorativa havia sido de 2,1%, o que confirmava uma tendência de desaceleração desde 2011, quando o comércio no Dia dos Pais havia sido 8,8% superior ao de 2010, de acordo com a Serasa. Os economistas da instituição apontam a alta da inflação e dos juros no crediário, além do aumento do desemprego e da queda da confiança dos consumidores, como fatores que “afetaram negativamente o desempenho do varejo neste Dia dos Pais”.

Já pelos cálculos do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil e da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), o Dia dos Pais de 2015 representou a segunda queda nas vendas, mas o resultado é o pior em seis anos. A magnitude da retração das consultas para vendas a prazo, que sinalizam o ritmo do movimento no comércio, segundo as duas instituições, foi de 11,21%, mais intensa que a retração percebida em 2014, de 5,09%.

Além do contexto macroeconômico adverso, SPC Brasil e a CNDL observam que um levantamento prévio já apontava a preferência pelo pagamento a vista, o que potencializa a queda mostrada pelo indicador de consultas para vendas a prazo. Destacam ainda que o resultado corrobora a tendência de queda já observada em outras datas comemorativas de 2015, como Dia dos Namorados (-7,82%), Páscoa (-4,93%) e Dia das Mães (-0,59%).

A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), por sua vez, calcula que o recuo na venda foi mais brando, de 0,8%. Pelos cálculos da instituição, porém, esta variação negativa é suficiente para derrubar o faturamento do varejo em 4,5%, o equivalente a R$ 1,8 bilhão a menos que na semana que antecedeu o Dia dos Pais no ano passado.

Os economistas da Boa Vista destacam, em nota, que “a redução do ritmo de crescimento no Dia dos Pais em 2015 segue a tendência do movimento observado nas demais datas comemorativas, acompanhando a desaceleração das vendas no varejo em geral”.

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