Varejo tem movimento 0,9% maior em abril, diz Boa Vista

O movimento do comércio em todo o País subiu 0,9% em abril ante março deste ano, retirados os efeitos sazonais, informou a Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). No acumulado dos últimos 12 meses contra os 12 meses encerrados em abril de 2012, o indicador subiu 5,2%. No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a alta foi de 2,2%.

Já na comparação de abril deste ano com o mesmo mês do ano passado, o indicador do movimento do varejo caiu 0,7%. De acordo com a empresa, o indicador mede o nível de atividade do setor varejista a partir das consultas efetuadas à sua base de dados em âmbito nacional.

Setores

Na comparação de abril com março, o setor de combustíveis e lubrificantes registrou alta de 2,5%, a maior nesta base de comparação. O setor de supermercado, alimentos e bebidas apresentou também variação positiva, de 0,1%. Registraram queda no movimento, por sua vez, os setores de móveis e eletrodomésticos (-2,2%) e de tecidos, vestuários e calçados (-0,2%).

No acumulado do ano até abril, o único setor que teve variação negativa no comércio foi o de móveis e eletrodomésticos (-1,2%). O setor de tecidos, vestuários e calçados registrou alta de 3,3%, mesma variação apresentada por supermercado, alimentos e bebidas. O comércio de combustíveis e lubrificantes teve alta de 4,7%.