Varejo antecipa desconto e negociação de dívidas

Rio – A política do “é dando que se recebe” tomou o varejo. Grandes redes do comércio e financeiras anteciparam as campanhas de renegociação de dívidas e o que acontecia no fim deste mês já está valendo. As empresas oferecem descontos que chegam a 100% sobre juros e multas acumulados – em alguns casos até mesmo sobre o principal – de olho na recuperação do crédito dos clientes.

O resultado desse acordo é mostrado nas pesquisas do Clube de Diretores Lojistas do Rio (CDL): em setembro o número de cancelamentos de débitos cresceu 37,5% sobre o mesmo mês em 2002.

Foi o maior índice de quitação do ano e indica uma preocupação maior do consumidor para pôr as contas em dia e voltar a consumir no Natal, aproveitando o crediário ampliado em até dez vezes, ou com juros mais baixos. Nas 26 lojas Leader Magazine, a campanha de renegociação, com descontos de até 50% e parcelamento em até seis vezes foi antecipada em um mês e começou no início de setembro. De lá para cá, a inadimplência já caiu de 2,8% para 1,8% do faturamento.

“O cliente quer pagar, e a maioria só se enrolou com as dívidas por problemas de desemprego, de renda ou aperto com contas de energia e outros compromissos”, disse Carlos Alberto Machado, superintendente da Leader. Otimistas com a recuperação das vendas no último trimestre, as principais redes de eletrodomésticos estão facilitando a renegociação. O Ponto Frio lançou o serviço de Telecobrança (08007070), por meio do qual o consumidor pode acertar o pagamento pelo telefone. Para os atrasados em mais de 60 dias, o pagamento pode ser feito em até 12 vezes, com a taxa de 4,25% ao mês, abaixo da cobrada nos planos de compra.

Pagamento

Segundo Álvaro Lopes, diretor da InvestCred, braço financeiro da rede, com as facilidades e a expectativa de compras com juros mais baixos, o total de regularizações cresceu 35% nos últimos meses. “Com as liberações de FGTS e Imposto de Renda, o consumidor tem dado prioridade ao pagamento de dívidas”, avaliou.

Na Tele-Rio, a procura por acertos de dívidas tem crescido de 20% a 30%. A empresa chama o cliente e negocia, oferecendo descontos para a quitação do saldo devedor. “Fazemos qualquer coisa para ele voltar a comprar”, admitiu um executivo da empresa. A rede Casas Bahia criou um “call center” e, com isso, triplicou o atendimento para renegociação. Com o perdão de multas e pagamento em até 15 vezes, com juros de 5%, a inadimplência cedeu em 30%, segundo Celso Amâncio, gerente de crédito:

“O grande incentivo para a volta ao consumo são as boas notícias, como a queda dos juros e do dólar”, afirmou.

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