Varas da Justiça do Trabalho

A Justiça do Trabalho vai instalar este ano 245 Varas em todo o País. De acordo com o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Vantuil Abdala, terão prioridade as localidades onde a atual estrutura é insuficiente para atender à demanda ou aquelas que estão "à margem da ordem jurídica", como as regiões que registram alta incidência de exploração de trabalho escravo.

Em 2004, por exemplo, foram criadas Varas em localidades como Redenção, Sul do Pará, a 1.300 quilômetros de Belém, localizada em uma região formada por 19 municípios, onde são freqüentes os registros de exploração de trabalhadores em regime de escravidão.

De acordo com o cronograma estabelecido na lei, seriam criados este ano mais 38 Varas do Trabalho. Até 2008, seriam 69 a cada ano, até a conclusão do projeto de interiorização das Varas. A antecipação desse cronograma foi assegurado no Orçamento de 2005 da União, que destinou R$ 127,3 milhões para essa finalidade. Os recursos serão usados para a criação de novos cargos para juízes e o pessoal de apoio e também para a instalação física, que inclui desde construção de reforma aos equipamentos.

Voltar ao topo