Vale firma convênio com banco coreano e espera crescimento

A mineradora Vale firmou nesta quarta-feira (19) convênio com o banco Korean Kexin Bank para obter uma linha de crédito no valor de US$ 1 bilhão. O recurso será usado no aumento da produção de matérias-primas como minério de ferro, cobre e níquel para exportar para a Coréia do Sul.
“Por enquanto, é uma linha de crédito que requisitamos, e eles concordaram em nos ceder. Então, vamos ver em quais projetos usaremos esse dinheiro”, disse o presidente da Vale, Roger Agnelli.

Agnelli falou sobre os efeitos da crise financeira mundial, que levou a mineradora a reduzir em 30 milhões de toneladas a produção de minério de ferro. “Tivemos que frear a produção – todos tiveram que frear. Não é questão de preço, é a demanda.” E completou: “O mercado parou, estão todos esperando para ver o que vai acontecer.”

Questionado sobre a necessidade de corte de pessoal na empresa, devido à crise, o presidente da Vale afirmou que acredita em uma retomada lenta do crescimento a partir de fevereiro ou março e que até lá essa medida não seria necessária. “O que estamos fazendo é uma ginástica no sentido de manter nossos empregados, porque é um investimento pesado que sempre fizemos na formação dos nossos técnicos, e não é hora de estar perdendo.”