Vale confirma negociações para compra da Xstrata

A Vale confirmou hoje negociações com a mineradora anglo-suíça Xstrata, "no contexto do processo de consolidação global da indústria de mineração". A Vale informou, no entanto, que até o momento não chegou a nenhum "resultado concreto" sobre o assunto.

A imprensa brasileira noticiou que a Vale prepara uma oferta para comprar a Xstrata – o que seria a maior aquisição da história da companhia brasileira. A proposta seria de cerca de US$ 90 bilhões, superando com folga o desembolso na compra da canadense Inco, em 2006, de US$ 17 bilhões.

Fontes próximas à Vale disseram ao jornal O Estado de S. Paulo que a Vale estaria terminando de formar um consórcio de bancos para financiar a compra – estariam envolvidos Merrill Lynch, Lehman Brothers, HSBC, Credit Suisse, Citigroup e Santander, entre outros.

No aviso de esclarecimento ao mercado, a Vale diz ainda que "continua a analisar outras opções envolvendo outras empresas do setor, igualmente sem qualquer conclusão". A companhia ponderou ainda que, diante das atuais condições adversas de mercado, que representam um desafio grande para "qualquer movimento estratégico de porte", manterá uma postura de prudência.

Voltar ao topo