Valdir Simão já tem substituto no INSS

Apesar de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não ter anunciado oficialmente o nome de Valdir Simão como o novo secretário da Receita Federal, a saída dele da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde está atualmente, já é dada como certa. O novo presidente do INSS deve ser Luiz Henrique Fanan, atual diretor de atendimento.

A demora na divulgação da troca de comando na Receita vem ocorrendo porque Mantega procura contornar a resistência de alguns superintendentes regionais ao nome de Simão, auditor de carreira da antiga Secretaria de Receitas Previdenciárias, fundida à Receita Federal.

Na quarta-feira, o secretário interino da Receita, Otacílio Cartaxo, do grupo da ex-secretária Lina Maria Vieira, esteve com alguns superintendentes. O próprio ministro recebeu, segundo a assessoria de imprensa, o superintendente da 6ª Região, de Minas Gerais, Eugênio Celso Gonçalves. O Ministério da Fazenda já solicitou à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) um levantamento da vida profissional de Simão para certificar-se de que não há denúncias contra ele. Mantega demitiu Lina em 9 de julho, mas a saída só foi confirmada seis dias depois de a notícia ter vazado para a imprensa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Voltar ao topo