Vagas aumentaram 347% em janeiro

Um levantamento do Ministério do Trabalho revela que foram abertas, em janeiro, 4.932 vagas no mercado formal de trabalho no Paraná. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) – levantamento realizado mensalmente pelo Ministério do Trabalho. Este número representa um crescimento de 347,7% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 1.102 vagas abertas. As vagas foram abertas no mercado formal, com a assinatura da carteira do trabalhador.

O resultado do primeiro mês deste ano garantiu ao Paraná um incremento de 7,54% sobre o número de empregos formais existentes no mesmo período do ano passado. O número de trabalhadores com carteira assinada subiu de 1.404.751 para 1.510.787.

No total, o mês de janeiro teve 59.838 admissões. Destas, 9.963 são o primeiro emprego e 49.875, novo emprego. Os setores econômicos que mais ofertaram vagas foram a indústria de transformação (2.267), serviços (1.742), seguido da construção civil (647). Com relação ao primeiro emprego os setores que mais oferecem oportunidade de trabalho foram: comércio (3.350), indústria de transformação (2.979) e serviços (2.504).

Dos 4.932 empregos formais criados no Paraná, os municípios do interior ficaram com 4.573 vagas – o que corresponde a 92,7% do total de vagas abertas no Estado. A Região Metropolitana de Curitiba criou 1027 empregos no período correspondente a 20,8% do total.

“Os dados do Ministério do Trabalho confirmam a expansão dos empregos no interior do Estado, o que é um fato a ser comemorado por todos os setores da sociedade”, disse o secretário do Trabalho Emprego e Promoção Social, Padre Roque Zimmermann. Ele lembrou que o desempenho do mercado de trabalho demonstra equilíbrio no desenvolvimento econômico do Estado.

“Esse é um panorama muito positivo, pois o equilíbrio garante oportunidades às pessoas no local de origem, evitando deslocamento da população em direção aos grandes centros urbanos”, disse Roque. “O resultado é maior estabilidade e menr desigualdade social”, afirmou.

Agência do Trabalhador

O aumento na oferta de emprego também pode ser verificado nas Agências do Trabalhador, pertencentes ao sistema público de emprego. No ano passado, as empresas paranaenses ofereceram 178.387 vagas para o serviço de intermediação de mão-de-obra, prestado pelas Agências. O número é 6,29% maior do que o ofertado no ano anterior.

Voltar ao topo