Unidade da Conab pode acabar com filas no Porto de Paranaguá

fila231204.jpg

As longas filas podem estar
com os dias contados.

As longas filas de caminhões para descarregar grãos no Porto de Paranaguá (PR), durante o pico da colheita da safra brasileira, estão com os dias contados. Na próxima semana, o governo federal assina protocolo de intenções com o governo do Paraná para integrar o complexo de armazenamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de Ponta Grossa ao Porto de Paranaguá. Com a medida, a unidade da estatal, com capacidade estática para 420 mil toneladas, será transformada em um terminal retroportuário avançado.

"Isso vai ajudar a desobstruir o trânsito de caminhões nas imediações de Paranaguá", assinala o presidente da Conab, Jacinto Ferreira. Segundo ele, a estatal e o governo paranaense pretendem começar ainda na atual safra (2004/05) um projeto-piloto de integração da unidade armazenadora de Ponta Grossa ao porto. Pelos cálculos dos técnicos da empresa, o complexo de armazenamento de Ponta Grossa pode receber cerca de R$ 2 milhões de toneladas de grãos ao longo de um ano.

A transformação da unidade armazenadora em terminal retroportuário avançado vinha sendo analisada pela Conab desde o início do atual governo. Só agora, porém, a proposta começou a se materializar. Na semana passada, representantes do governo do Parará estiveram em Brasília discutindo o assunto com a diretoria da estatal. A empresa já criou um grupo de trabalho para elaborar o protocolo de intenções.

A unidade de Ponta Grossa funcionará como um armazém alfandegado, diz o diretor de Gestão de Estoques da Conab, Eledil Bessa. Nele, serão desembarcados os carregamentos de grãos que sairão por Paranaguá. Os produtos serão classificados e liberados para exportação no próprio local. Depois, seguirão por ferrovia até Paranaguá. "É possível ajustar o fluxo dos vagões à chegada dos navios, o que ajudará a desafogar o movimento no porto." Segundo Bessa, é necessário fazer algumas melhorias na plataforma do complexo de Ponta Grossa e fazer novos desvios ferroviários.

Voltar ao topo