União Européia importa 327 mil toneladas de carne bovina do Brasil

A União Européia importa 327 mil toneladas de carne bovina do Brasil, no valor de 963 milhões de euros, segundo dados de 2006 – os mais recentes publicados pelo Gabinete de Estatísticas da UE, Eurostat.

Segundo o gabinete, a carne brasileira tem a maior fatia das importações de países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai), que somam 449 mil toneladas, no valor de 1.510 euros. A carne bovina argentina tem uma quota de exportação para a UE de 82 mil toneladas, que somaram 396 milhões de euros em 2006.

A UE suspende a partir desta quinta (31) a importação de carne bovina brasileira devido à insuficiência de garantias sanitárias e de qualidade dadas pelo Brasil. Brasília tinha sido avisada em dezembro de 2007 que, a partir de 31 de janeiro deste ano, a importação de carne bovina seria suspensa, caso não fosse exclusivamente proveniente de pastos selecionados que respeitassem as regras sanitárias em vigor na UE.

As autoridades brasileiras propuseram um conjunto de 2.600 propriedades, que não foram aceites pelas instâncias comunitárias, de acordo com o comissário europeu para a Saúde, Markos Kyprianou. Ele disse que a suspensão das importações é temporária, mas, para que a situação volte ao normal, cada uma das propriedades que estão na lista das autoridades brasileiras terá que passar por uma inspeção e verificação da documentação legal.

Em novembro, veterinários europeus que visitaram o Brasil identificaram "várias deficiências graves nos sistemas de verificação e nas condições sanitárias", particularmente em três estados brasileiros atingidos por um surto de febre aftosa.

O Brasil é o primeiro exportador mundial de carne bovina, com 2,3 milhões de toneladas por ano – 4,5 milhões de dólares (3 milhões de euros) em 2007 – um terço do total mundial, mas o conflito com a UE já se arrasta há dois anos, depois de o alarme ter sido dado pelo Reino Unido e a Irlanda.

Voltar ao topo