União Européia e EUA brigam por transgênicos

Washington

– A União Européia (UE) acredita que vai ganhar o processo na Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre a proibição européia de importar produtos que contêm elementos geneticamente modificados, afirmou hoje o secretário europeu do Comércio, Pascal Lamy. “Ganharemos porque nossa legislação sobre o assunto é transparente e temos todos os testes científicos possíveis”, afirmou Lamy, após dois dias de discussões com autoridades em Washington.

A questão dos transgênicos e a ameaça de uma ação de Washington contra a União Européia diante do órgão de arbitragem da OMC ?é uma discussão permanente? entre europeus e americanos”, ironizou Lamy. Até agora, a administração americana não respondeu. “Estamos no processo de trabalhar com países do mundo todo para tentar obter isso o mais rápido possível, e também estamos esperando os progressos da comissão européia”, disse o representante para o Comércio americano, Robert Zoellick.

Desde 1998, a UE se opõe à importação de todos os alimentos geneticamente modificados procedentes dos Estados Unidos – menos a soja, o que segundo Washington viola as leis de livre comércio.

Voltar ao topo