UE prepara pacote de 130 bilhões de euros

O ministro da Economia da Alemanha, Michael Glos, disse que a Comissão Européia está preparando um pacote de estímulo à economia da região de 130 bilhões de euros. Em entrevista à emissora de televisão alemã n-tv, Glos não deu detalhes sobre o pacote.

Um porta-voz do ministro disse que a Comissão vai apresentar o plano no dia 26 de novembro e que o valor total do pacote deverá representar cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB) combinado dos 27 países da União Européia. “Os preparativos ainda estão no estágio inicial”, afirmou o porta-voz.

Na ausência de detalhes, não está claro se o pacote incluirá os planos de estímulo nacionais já anunciados ou somente novos recursos. O governo da Alemanha já manifestou ceticismo quanto a pacotes de estímulo de grande escala, qualificados como custosos e ineficientes. O próprio conselho de assessores econômicos da chanceler Angela Merkel, porém, recomendou recentemente que o governo alemão adote medidas para estimular a economia, por causa da deterioração rápida das exportações do país.