Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia se reunirão em Bruxelas em 23 de janeiro, antes que o anteriormente previsto, para discutir alguns assuntos, entre eles os detalhes finais de sanções ao petróleo iraniano, afirmou um funcionário da UE na manhã de hoje.

continua após a publicidade

Mais cedo neste mês, os membros do bloco concordaram em princípio em impor um embargo a todas as compras de petróleo iraniano. Eles agora precisam decidir quando e como as sanções entrarão em vigor.

“Nós estamos confiantes em chegar a um acordo sobre um pacote de sanções até o dia 23”, disse um diplomata da UE à Dow Jones. A reunião foi adiantada em uma semana, para não coincidir com um encontro da UE marcado para 30 de janeiro.

Outro diplomata da UE disse que a mudança da data não deve ter impacto substancial sobre a decisão em si. Segundo ele, a questão principal é como serão as regras de transição quando for adotado o embargo ao petróleo, e também sobre a data para a medida. Os ministros também precisam decidir como impor sanções a transações financeiras e ao papel do Banco Central Iraniano, acrescentou essa fonte.

continua após a publicidade

Os membros da UE discordam sobre qual a melhor data para impor as sanções, se rapidamente ou apenas após o fim de contratos em vigor. Grécia, Itália e Espanha têm sido nos últimos anos grandes compradores de petróleo iraniano nos últimos anos, o que complica a estratégia.

Potências lideradas pelos EUA afirmam que o Irã busca secretamente armas nucleares, mas Teerã nega, dizendo ter apenas fins pacíficos. O Irã já sofreu quatro rodadas de sanções no Conselho de Segurança da ONU por se recusar a interromper seu programa nuclear. As informações são da Dow Jones.

continua após a publicidade