UE ainda não decidiu sobre corte de juro para Irlanda

A Comissão Europeia espera reduzir a taxa de juros cobrada no empréstimo emergencial concedido à Irlanda, mas ainda não há nenhuma decisão a respeito, afirmou neste sábado o comissário europeu para assuntos econômicos e monetários, Olli Rehn. “Esperamos uma definição para breve”, afirmou.

A rede britânica BBC informou hoje em seu site que o juro cobrado da Irlanda seria reduzido. O país paga, atualmente, 6% ao ano pelos 67,5 bilhões de euros emprestados pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

A BBC não especificou o tamanho do eventual corte nos juros ou se a Irlanda fará alguma concessão para consegui-lo, como alterar sua taxa de juros corporativa. Outros membros da UE, como França e Alemanha, têm reclamado que essa taxa, atualmente em 12,5%, fere a competitividade no bloco e deve ser elevada em troca de ajuda adicional do bloco. A rede britânica informou, citando fontes, que a redução do juro dos empréstimos será ratificada antes da reunião de ministros de Finanças da UE marcada para 17 de maio.

Logo depois do informe da BBC, um porta-voz do Ministério de Finanças da Irlanda disse que o país ainda negocia a questão com a Comissão Europeia e reiterou não haver decisão a respeito. O novo governo de coalizão irlandês que assumiu em março, liderado pelo primeiro-ministro Enda Kjenny, prometeu conseguir uma redução nos juros pagos pelo país. Analistas consideram que a taxa paga é pesada e pode comprometer os esforços da Irlanda para sair da crise. As informações são da Dow Jones.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.