Os serviços de TV por assinatura chegaram a 23,6% dos domicílios do País, de acordo com estimativa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) referente ao mês de abril. Segundo a agência, 13,9 milhões de residências no Brasil assinam o serviço, um crescimento de 2,07% em relação a março, e de 30,98% na comparação com abril de 2011.

O maior crescimento no número de assinaturas foi na Região Norte, com alta de 49,3% em relação a abril do ano passado, seguida por Nordeste, com 43,8%; Centro-Oeste, com 37,7%; Sudeste, com 28,4%; e Sul, com 26,1%.

Ao todo, foram 3,3 milhões de novas assinaturas entre abril de 2011 e abril deste ano, sendo 2,4 milhões feitas no Sul e no Sudeste.

Entre as empresas do setor, a maior participação de mercado é da Net/Embratel, que possuía em abril 7,5 milhões de assinantes, seguida por Sky/Directv, com 4,2 milhões. Telefônica/Abril aparece em terceiro lugar, com 684,5 mil assinantes, seguida por Oi, com 427,6 mil; GVT, com 159 mil; ViaCabo, com 100,1 mil; e Algar, com 101,3 mil. Os demais grupos somam 672 mil.