Turma especialista em motores

Acontece nesta segunda-feira a solenidade de formatura da primeira turma do Programa Brasileiro de Formação em Motores e Combustíveis. O Programa teve duração de 1.022 horas de aula e seu principal objetivo foi o de qualificar mão de obra especializada para indústria automotiva.

O curso, em nível de especialização, foi criado através de uma parceria entre universidades (UFPR, PUCPR, CEFET e UFSC), empresas, Fiep e governo do Estado do Paraná, através da Rede Paraná Autotech, Centro de Integração de Tecnologia do Paraná (Citpar) e a Escola Nacional Superior de Petróleo e Motores (ENSPM), que é mantida pelo Instituto Francês do Petróleo (IFP).

De acordo com o professor Ricardo Torres, presidente da comissão de validação do curso, o retorno para os 15 alunos que participaram da primeira turma tem sido excelente, uma vez que destes, 12 estão empregados e os outros três já estão aplicando seus projetos dentro das empresas em que atuam.

Segundo João Carlos Teixeira, engenheiro de equipamentos da Petrobrás, o curso foi uma boa oportunidade de atualização e ajudou a ampliar a área de atuação de todos os que participaram. “Mesmo com todas as oscilações que a indústria automobilística vem sofrendo temos conseguido espaço no mercado. Acredito que isso ajuda a mostrar a seriedade do curso”, afirma.

Mão de obra especializada

A escassez de mão de obra especializada em motores automotivos foi o principal motivo para a criação do Programa Brasileiro de Formação em Motores e Combustíveis. Este Programa, que teve sua aula inaugural no início de agosto, é uma parceria entre o Citpar, Sistema Fiep universidades, empresas, e a Escola Nacional Superior de Petróleo e Motores (ENSPM) da França.

O projeto surgiu da necessidade que as empresas do setor automotivo, principalmente as que atuam na área de produção de motores como a Renault, Tritec Motors, Volvo, MWM e Detroit Diesel vinham tendo com relação à mão de obra especializada em motores.

Voltar ao topo