Negócios

Turismo de eventos continua crescendo em Curitiba

Curitiba já é conhecida pelo turismo de negócios e de eventos. Segundo o Curitiba Convention & Visitors Bureau, há 125 eventos programados para 2010 na cidade. Quem atua na área deve prestar atenção às oportunidades que surgem na cidade e também à necessidade de profissionalização do segmento. O mercado de eventos vem crescendo cada vez mais, inclusive pela estrutura que a cidade oferece.

Os eventos são importantes por agregarem fatores econômicos e culturais; roteiro turístico; geração de empregos diretos e indiretos; e estratégias de marketing para as empresas.

Segundo Sulamita Mendes, consultora de comunicação e coordenadora do curso de MBA em Gestão de Eventos do Centro de Educação Profissional de Design, Artes e Profissões (CEPDAP), os eventos deixaram de ser amadores desde a última década. Hoje, não basta conhecer um bom fornecedor de salgadinhos ou de flores.

“O evento deixou de ser ‘festinha’ e passou a ser negócio. Ele necessita de planejamento para medir seu resultado. Os profissionais precisam compreender vários aspectos estratégicos, e não só o operacional. Precisa, em primeiro lugar, perguntar: para que fazer o evento? Que resultado quero ter?”, comenta.

Mendes explica que ainda há deficiências na elaboração de projetos para a obtenção de patrocínio. “Muita verba não é utilizada por falta de quem escreva o projeto. Não é mais possível para a empresa justificar o investimento em seu orçamento. Os profissionais vendem os projetos mais com suas visões do que da empresa e do retorno que ela pode ter”, afirma a consultora.

De acordo com ela, os profissionais também necessitam de atenção extrema pala a identificação de nichos onde as oportunidades podem aparecer. Um exemplo é a a Copa do Mundo de 2014. Quem é da área já deve enxergar os espaços onde pode atuar no evento esportivo. O curso de MBA começa em agosto e está com matrículas abertas.

Tatiana Turra, diretora executiva do Curitiba Convention & Visitors Bureau, lembra que os profissionais da área devem possuir conhecimentos diversos, como em tecnologia e em idiomas. Ela ressalta que os eventos sociais, de marketing pessoal e esportivos estão ganhando mercado.

Se você tiver críticas ou sugestão, envie e-mail para emprego@oestadodoparana.com.br.