Turismo argentino se recupera com volta de brasileiros

Depois dos efeitos da gripe suína em 2009, que afastaram os brasileiros da Argentina, a língua portuguesa voltou a ser corrente nas ruas de Buenos Aires. No primeiro quadrimestre no ano, 330 mil brasileiros desembarcaram no país vizinho, 50% a mais que em igual período do ano passado, conforme dados da Secretaria de Turismo da Nação, que agora tem como meta, em suas novas campanhas, atrair parte dos 27 milhões de brasileiros que ingressaram na classe média.

Somente em maio, dos 190 mil visitantes do exterior que desembarcaram nos aeroportos Internacional de Ezeiza e Aeroparque Jorge Newbery da cidade de Buenos Aires, 59.432 foram brasileiros, o que representou um incremento de 32% comparado com igual mês do ano passado. O setor experimentou um incremento total de 18% no mês passado. No acumulado do ano, o turismo estrangeiro deve gerar uma receita acima de US$ 4 bilhões neste ano, uma cifra similar à de 2008.

Grande parte desse valor será movimentada pelos brasileiros. Para driblar o impacto da crise na Europa, a Argentina aposta suas fichas nos vizinhos e estima receber a visita de um milhão de brasileiros até o fim deste ano. “Desde o ano passado estamos redirecionando para a América do Sul a campanha que estava planejada para Espanha e Inglaterra. Com isso, esperamos um fluxo de um milhão de brasileiros”, disse o secretário de Turismo, Enrique Meyer.

O enfoque foi colocado no Brasil devido a uma pesquisa sobre as boas projeções de crescimento econômico, segundo explicou. A Secretaria de Turismo quer atrair parte dos 27 milhões de brasileiros que passaram a fazer parte da classe média. O lema é para que a primeira viagem desses brasileiros ao exterior seja à Argentina. O turismo representa atualmente 7,7% do PIB argentino e o objetivo do governo é aumentar essa fatia para 10%.

Voltar ao topo