Trichet deve se reunir com Sarkozy e Merkel ainda hoje

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, vai se reunir ainda hoje com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, depois do jantar de trabalho destes dois últimos, às vésperas da cúpula da zona do euro para discutir um novo pacote de ajuda para a Grécia, disse uma fonte diplomática.

Autoridades europeias, incluindo o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, fizeram alertas hoje sobre a necessidade de que os 17 líderes cheguem a um acordo para um socorro à Grécia na reunião de amanhã. O BCE e Paris têm discordado dos pedidos de Angela Merkel para que investidores privados partilhem a conta do que será o quarto pacote de ajuda da zona do euro, após outros programas de emergência para a Irlanda e Portugal.

Teme-se que qualquer mudança nos termos dos bônus soberanos gregos leve as agência de rating a declararem Atenas em moratória, com consequências potencialmente dramáticas para as economias europeia e global. As opções avaliadas incluem um imposto aos bancos ou permitir que a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês) empreste dinheiro para a Grécia recomprar seus bônus, reduzindo assim a dívida do país. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo