Tributo sobre investimento foi menor no governo Lula

O ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, disse ontem que a tributação sobre investimentos caiu no último ano. “O governo já vem reduzindo a tributação sobre investimentos. Isso é uma determinação da política do governo Lula”, afirmou.

A Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) pretende entregar ao ministro da Fazenda, Antônio Palocci, um documento em que cobrará do governo medidas afirmativas para a reativação da economia. Entre as sugestões, irá propor isenção total de impostos, pelo período de um ano, sobre os recursos que forem usados para investimentos.

Furlan rebateu ainda declarações feitas recentemente pelo presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, de que o clima entre os empresários ainda não é otimista em relação ao futuro do País.

Segundo o ministro, 2003 foi um ano “difícil”, mas as perspectivas para 2004 são boas. “Haverá crescimento das exportações e recuperação do mercado interno.”

Furlan afirmou que a recuperação no mercado interno, inclusive, será ajudada pelas medidas que o governo vem tomando para liberar recursos a setores como o de saneamento básico, construção, habitação e para recuperação de estradas e portos. “(Essas medidas) vão trazer frutos no curto e no médio prazo. Não há razão para temer que o futuro seja pior que o passado”, disse.

O ministro reafirmou a estimativa do governo de que a economia brasileira deve crescer entre 3,5% e 4% neste ano e disse que as exportações deverão representar cerca de 1,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2004.

Em Curitiba

O ministro Luiz Fernando Furlan estará em Curitiba nesta segunda-feira, 8. Às 17h30, reúne-se com empresários.

A convite da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Furlan fala sobre “Diretrizes de Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior”.

Os industriais do Paraná encaminharão uma série de reivindicações ao ministro para que o governo federal ofereça melhores condições para exportações.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.