Trem-bala poderá ter estação na região central de SP

O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, disse hoje que há possibilidade de mudar a localização da estação do Trem de Alta Velocidade (TAV) na cidade de São Paulo. Pelo projeto original, a estação está prevista para o aeroporto Campo de Marte, na zona norte, mas a Prefeitura defende que seja na Barra Funda, na região central. O município tem um projeto de revitalização para o local.

“A ideia é tirar o nome do Campo de Marte do projeto do TAV e assim flexibilizar a decisão sobre a localização da estação, deixá-la a cargo do investidor”, afirmou Figueiredo. Segundo ele, alguns técnicos defendem, inclusive, que é possível ter duas estações em grandes centros urbanos.

Questionado se o trem-bala estará pronto para os grandes eventos esportivos que o Brasil sediará nos próximos anos, o diretor da ANTT reafirmou que para a Copa do Mundo, em 2014, não será possível, mas que existe a possibilidade de pelo menos um trecho ser concluído até a Olimpíada, em 2016. “Para a Copa, com certeza, não há a menor possibilidade. Para a Olimpíada pode ser feito um esforço para que pelo menos um trecho seja viabilizado”, afirmou. Esse trecho seria a parte que liga a capital paulista a Campinas, no interior de São Paulo.

O projeto completo do TAV, que ligará as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas, tem prazo estabelecido no edital para ser concluído em até seis anos. O leilão de concessão está marcado para 29 de julho, sendo 11 de julho a data-limite para a entrega das propostas. Inicialmente, o leilão seria em 16 de dezembro do ano passado, mas foi adiado pela ANTT para 29 de abril, sendo que no início daquele mês a data foi novamente postergada. Figueiredo participou hoje, em São Paulo, do seminário Infraestrutura de Transporte no Brasil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.