Transporte discute plano plurianual

A recuperação e duplicação da BR 101 – que vai do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte – é uma unanimidade entre os Estados como obra prioritária para ser executada pelo Ministério dos Transportes. A informação foi confirmada ontem pelo secretário-executivo do Ministério, Keiji Kanashiro, que esteve em Curitiba para discutir metas para o Plano Plurianual (PPA) 2004/2007. Participaram do encontro representantes do governo federal, das secretarias estaduais e empresários do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Essa foi a primeira reunião regional do PPA dos Transportes. Até agosto irão ser realizadas outras seis reuniões com representantes das regiões norte, sudeste, centro-oeste e nordeste do Brasil. Segundo Kanashiro, o objeto é traçar prioridades que podem ser desenvolvidas pelo Ministério, levando em conta todo o segmento envolvido no setor. O secretário adiantou que o órgão federal já possui um levantamento preliminar das necessidades, porém, serão nessas reuniões com os representantes que as metas serão definidas.

O secretário do MT disse que na década de 80 o Brasil deixou de vincular recursos específicos para a pasta, e todas as obras feitas foram com dinheiro de folga de outros setores. Além disso, ponderou, falta planejamento. “A última vez que isso aconteceu foi no regime militar”, afirmou. Keiji Kanashiro afirmou que a meta do Ministério é conquistar um orçamento de R$ 5 bilhões anuais, o que deverá ser suficiente para mudar o panorama do País. Outra meta será a geração de empregos, reflexo da infra-estrutura. “Reduzindo custos poderemos aumentar a produção e transporte isso em mais empregos”, finalizou.

Voltar ao topo