Transição à TV digital em debate

Brasília

(AE) – A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deverá colocar em consulta pública, em agosto, o modelo de negócios que orientará a adoção da televisão digital no País. Segundo o presidente da agência, Luiz Guilherme Schymura, também fará parte da consulta a proposta de modelos de transição do sistema analógico para o sistema digital. O modelo definirá qual a prioridade que será dada à TV digital.

Será discutida a preferência entre a alta definição de imagens, que viria com um número reduzido de canais mas com transmissão de altíssima qualidade, ou a distribuição do sinal em um número maior de canais, o que aumentaria as opções do telespectador, mas com uma transmissão não tão boa. Esta definição é fundamental para a indústria e a comercialização dos televisores e conversores de sinal analógico para o digital.

Schymura disse que o Conselho Diretor da Anatel está fazendo os últimos ajustes nas propostas dos dois modelos, elaboradas pela Fundação CPQd, que foi contratada pela agência para propor a modelagem de negócios e de transição. Quanto às contrapartidas que serão exigidas dos países detentores da tecnologia, ele disse que a Anatel ainda está estudando de que forma isso será feito.

A agência vai, segundo Schymura, buscar exemplos ou resultados de experiências já feitas, como a do Comando da Aeronáutica no processo de aquisição de novos aviões de caça.

Voltar ao topo