Transgênicos machucam, diz Rodrigues

Brasília – Representantes do governo participaram ontem de um café da manhã com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com o objetivo de estreitar as relações. No entanto, os holofotes se voltaram, mais uma vez, para os transgênicos. Segundo o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, esse tema está ” está machucando muito”, devido a agressões gratuitas que o governo vem recebendo, ocasionadas pelo simples preconceito e pela falta de informações dos acusadores.

De acordo com ele, as novas tendências e tecnologias geram discussões e nem sempre são aceitas facilmente pela sociedade, principalmente quando as informações não são de total conhecimento do público. Desse modo, o ministro afirmou que está aberto ao diálogo e preparado para argumentar, em âmbito político, tecnológico e científico sobre os transgênicos. Acredita, porém, que não deva prevalecer, durante as discussões, “a ignorância e as conclusões irracionais que são geradas por puro preconceito.”

Já o presidente do PT, José Genoino, afirmou que o governo está trabalhando para manter a medida provisória, assinada pelo vice-presidente, José Alencar, que autoriza o plantio dos transgênicos no País. Destacou, porém, que o plantio em áreas indígenas e de proteção ambiental deve ser proibido.

Márcio Freitas, presidente da OCB, mostrou que as cooperativas no Brasil ainda têm um papel limitado na economia do país, representando apenas 6% do PIB brasileiro.

Voltar ao topo