O apelo do título é o slogan da campanha da Associação Serpiá Serviços e Programas para a Infância e a Adolescência, organização não-governamental registrada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba), autorizada por lei a captar recursos de incentivo fiscal para programas de atendimento a crianças, adolescentes e jovens carentes.
O apelo aqui é especialmente direcionado aos contabilistas, profissionais que fazem declarações de renda e podem orientar seus clientes em relação a doações com base nas leis de incentivo fiscal. Desde 1998, assumindo a sua responsabilidade social, o CRCPR apóia esses fundos e já distribuiu duas edições do manual “Incentivos Fiscais – Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, que traz as leis existentes, modelos de lançamento das doações, indicação dos índices permitidos (1% Pessoa Jurídica e 6% Pessoa Física), procedimentos contábeis e relação dos fundos municipais do Paraná com seus respectivos códigos e CNPJ.
Piá: o que é do coração
Piá
– o mesmo que menino, guri, garoto é uma palavra de origem tupi-guarani que significa “o que é do coração”. Criada por profissionais que se preocupam com o desenvolvimento e o equilíbrio mental, a Serpiá valoriza a brincadeira na formação da personalidade. Por meio de recursos lúdicos, a criança interpreta o mundo e estrutura a sua relação com ele e com as pessoas, criando habilidades inclusive para superar conflitos. A ONG atua com programas nas áreas da arte, da educação e da saúde.Concorra a um micro
As doações podem ser feitas até pela internet: entrar no site e clicar nos títulos “Esmola não dá futuro”, “Para ajudar”, “Fundo Municipal da Criança e do Adolescente”, selecionar a Associação Serpiá, preencher o valor, a data, “gerar guia” (boleto) e pagar eletronicamente ou em banco.
Para concorrer a um micro, enviar cópia do depósito ao CRCPR e indicar na guia que o fundo faça o mesmo. O prêmio será entregue, no dia 31 de março de 2004, ao contabilista que fizer o maior volume de doações à Associação Serpiá.
Para contato: Associação Serpiá, Rua XV de Novembro, 2030 , Alto da XV, f. 3015-2045.
Adequação ao Código Civil
Ao entrar em vigor, em 12 de janeiro de 2002, o novo Código Civil concedeu um ano para as empresas se adequarem às novas regras. O prazo termina dia 11 de janeiro de 2004. As sociedades que não cumprirem a exigência podem ter sérios problemas. O alerta da diretora da Câmara de Contabilidade da Associação Comercial do Paraná, Ivone Marisa Hartman Stefan, é dirigido aos empresários e aos contabilistas.
Recesso de fim de ano no CRCPR
Contabilistas que dependem de serviços urgentes na sede do CRCPR, em Curitiba, e nos escritórios regionais devem solicitá-los até o dia 23 de dezembro, no horário das 8h30 às 17h. Essas unidades do conselho estarão fechadas de 24 de dezembro a 4 de janeiro, retomando o expediente normal dia 5 de janeiro de 2004, a partir das 8h30. No período, os serviços disponíveis na internet poderão ser acessados, normalmente, mas sem atualização.


