Tráfego doméstico no Brasil cresce 4,4% em dezembro, aponta Latam

O Grupo Latam informa que o tráfego aéreo do mercado doméstico no Brasil cresceu 4,4% em dezembro do ano passado ante igual mês de 2013, enquanto a capacidade aumentou em 3,1%. Como resultado, a taxa de ocupação doméstica no País teve alta de 1,0 ponto porcentual, chegando a 82,3%.

O tráfego internacional de passageiros aumentou 2,2%, e a capacidade cresceu 0,8%. Com isso, a taxa de ocupação internacional de passageiros para o mês cresceu 1,1 ponto porcentual, alcançando 83,7%. O tráfego internacional inclui as operações internacionais de LAN e TAM nas rotas entre países da América do Sul e de longo curso.

Os dados totais do grupo mostram que o tráfego de passageiros registrou 3,7% de aumento em dezembro na comparação anual, enquanto a capacidade cresceu em 2,6%. A taxa de ocupação para o mês passado cresceu 0,9 ponto porcentual, alcançando índice de 82,8%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 50% do tráfego total de passageiros no mês, segundo a empresa.

O tráfego doméstico de passageiros na operação da companhia em países de língua espanhola (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia) registrou 7,3% de aumento, enquanto a capacidade cresceu 6,8%. Como consequência, a taxa de ocupação doméstica avançou 0,4 ponto porcentual, chegando a 81,1%.

Carga

O tráfego de carga do Grupo Latam diminuiu 7,6% e a capacidade caiu 4,6% no período e fator de ocupação teve queda de 1,9 ponto porcentual, chegando a 60,1%. De acordo com a empresa, a diminuição na capacidade de carga é resultado de uma menor operação de cargueiros e uma menor disponibilidade de espaço nos porões das aeronaves de passageiros. A diminuição do tráfego de cargas foi provocada pelo enfraquecimento das importações para a América Latina, ressalta a companhia.

Voltar ao topo