Experiência comprovada

Trabalhadores da construção civil podem receber certificação do Senai

Trabalhadores da construção civil que possuem experiência comprovada, mas não fizeram um curso profissionalizante, podem receber uma certificação do Senai. A iniciativa, que visa ampliar a oferta de profissionais certificados no mercado de trabalho, faz parte do Sistema Senai de Certificação de Pessoas, que reconhece formalmente aqueles que possuem competências necessárias para o exercício profissional, independentemente da forma como tenham sido adquiridas (escola ou experiências de trabalho).

O Senai PR está habilitado a realizar exames de certificação profissional na área da construção civil, nas ocupações de pedreiro, eletricista instalador predial de baixa tensão, encanador predial e pintor de obras. Trabalhadores deste setor de todo o Paraná podem realizar os exames, que são feitos tanto na unidade do Senai no município, como nos canteiros de obras.

Os interessados realizam uma prova prática simulando as atividades executadas nas obras para comprovar as competências de cada função. Não é necessário comprovar escolaridade, bastando ser alfabetizado e ter experiência profissional.

Uma vez aprovado, o trabalhador recebe um certificado do Senai e uma carteira de certificação, com validade de cinco anos.

A certificação é realizada através do Centro de Exame de Certificação, que fica no Senai do Parolin. O processo tem como referência as Normas Brasileiras de Ocupação/ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – e também os perfis profissionais nacionais elaborados pelo Senai, por meio de Comitês Técnicos Setoriais.

As inscrições podem ser feitas nas unidades do Senai ou através do site www.senai.br/certificacao, mediante o pagamento de uma taxa. Mais informações pelo telefone (41) 3271-7615 ou pelo e-mail certificacaodepessoas@pr.senai.br.