Toyota afirma que não será necessário recall no Brasil

A Toyota afirmou que a potencial falha no pedal de aceleração dos veículos da montadora – identificada em carros nos EUA, na China e na Europa – não afeta automóveis da marca produzidos no Japão e no Brasil e que, por conta disso, não haverá necessidade de recalls no Brasil nem na Argentina. Segundo a companhia, os veículos da Toyota comercializados nesses países são produzidos ou no Brasil ou no Japão.

Os modelos Camry e RAV4 comercializados no Brasil são provenientes do Japão, e o Corolla é produzido localmente na planta de Indaiatuba (interior de SP). Os demais veículos citados na campanha (Tundra, Matrix, Highlander, Sequoia e Avalon) não são vendidos no Brasil.

No início desta semana, a montadora suspendeu a venda de seus modelos mais populares nos EUA devido a preocupações de que pudessem oferecer riscos à segurança dos consumidores. A Toyota havia lançado uma operação de recall de milhões de veículos nos EUA na semana passada após um aumento no número de relatos de problemas na aceleração de alguns automóveis.

Os receios com eventuais defeitos espalharam-se para a China e fizeram a companhia anunciar o recall de 75.552 utilitários RAV4 no país. A companhia disse também que veículos na Europa seriam afetados, embora ainda não haja um número estimado de carros que precisaram passar por um eventual recall na região. Com informações da agência Dow Jones.