Tombini repete Mantega e diz que economia se recupera

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, iniciou seu discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social afirmando que a economia internacional está em processo de recuperação, mesma ideia defendida pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, na manhã de terça-feira, 15.

“Tivemos a oportunidade, na semana passada, de discutir com profundidade os desenvolvimentos recentes da economia global e suas perspectivas. E eu gostaria de compartilhar com os senhores no dia de hoje: a percepção que trago é que de fato a economia mundial está em processo de gradual de recuperação”, afirmou Tombini, em referência às reuniões internacionais que participou nos últimos dias.

O presidente do Banco central afirmou que a recuperação não é homogênea em todas as regiões do mundo. “Temos Ásia e Japão, que vêm tratando de atingir meta de inflação de 2%, vindo de vários anos de riscos deflacionários. Temos a Europa, que deve apresentar este ano crescimento em torno de 0,5%, que já é um avanço em relação a contração registrada no ano passado”, citou.

Tombini afirmou que há economias que vêm funcionando com taxas de inflação muito baixas, próximas a zero. “Essa é uma matéria que tem sido amplamente discutida e sugere manutenção por algum tempo de políticas altamente acomodatícias nas regiões da Europa, principalmente na Zona do Euro.” Tombini disse, ainda, que há questionamentos acerca do sistema financeiro na União Europeia.

Voltar ao topo