Tetra Pak há 50 anos no Brasil

Segurança alimentar, nutrição, saúde, inovação, qualidade, desenvolvimento sustentável, disponibilidade de alimentos nos locais mais recônditos deste imenso país. Tudo isso pode expressar melhor os 50 anos da Tetra Pak no Brasil.

A Tetra Pak chegou ao Brasil em 1957, cinco anos após sua fundação na Suécia, com intuito de oferecer ao mercado brasileiro um conceito novo de processo e embalagem desconhecido do consumidor, a embalagem longa vida. A primeira fábrica foi instalada em São Paulo e em 1999, a Tetra Pak escolheu a cidade de Ponta Grossa (PR) como sede de sua segunda unidade industrial no Brasil.

Quando a Tetra Pak chegou ao país, o Brasil produzia pouco mais de 4 bilhões de litros de leite por ano e o consumo per capita não passava de 47 litros por habitante/ano. Hoje são produzidos mais de 25 bilhões de litros de leite e o consumo per capita ultrapassa 135 litros.

A Tetra Pak se orgulha de ter contribuído no longo processo de desenvolvimento do setor lácteo brasileiro oferecendo sempre soluções inovadoras para o beneficiamento, a embalagem e a distribuição de leite. Graças a seus esforços, pequenas empresas se transformam em grandes empresas. Novas regiões ingressam na produção de leite, colocando o País entre os maiores produtores do mundo.

Divulgação
O presidente da Tetra Pak no Brasil, Paulo Nigro, fala da parceria com a Sema.

A Tetra Pak contribuiu para a expansão das fronteiras agrícolas brasileiras, criando oportunidades para o surgimento de novas bacias leiteiras em regiões de poucas opções econômicas. Da mesma forma, possibilitou o desenvolvimento de outros mercados no País, tais como o mercado de sucos prontos para beber, bebidas de soja, produtos culinários e derivados de tomate. Entretanto, os grandes beneficiários de todas essas mudanças foram os brasileiros, que passaram a contar com novos produtos, com mais qualidade, higiene, segurança e praticidade.

Mais do que pela qualidade de seus produtos e serviços, mais do que pela alta tecnologia que oferece, essas são as razões que explicam o fato de a Tetra Pak se sentir tão feliz por seus 50 anos de Brasil.

A Sema e a Tetra Pak firmam parceria

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e a Tetra Pak firmaram no último mês de maio um plano de ação para o recolhimento de embalagens longa vida no Estado. O plano apresentado foi elaborado em conjunto pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos da Secretaria (responsável pelo Programa Desperdício Zero) e pela diretoria de Meio Ambiente da empresa, com o objetivo de aumentar o volume de embalagens longa vida recolhidas e recicladas no Paraná.

O presidente da Tetra Pak no Brasil, Paulo Nigro, ressalta que nesse primeiro momento do acordo, o mais importante é aumentar o nível de conscientização da população com relação à separação do material e fazer com que as embalagens cheguem no local de reciclagem rapidamente. ?Queremos agregar cada vez mais valor na coleta, para que o catador tenha mais vantagens?, disse. A procuradora do trabalho Margaret Carvalho lembrou que o acordo beneficiará os catadores. 

Voltar ao topo