Tesouro dos EUA anuncia programa para balanço do Fed

O Departamento do Tesouro dos EUA anunciou um programa de financiamento destinado a fornecer caixa para o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) usar em suas tentativas de reduzir as pressões de liquidez nos mercados financeiros. O Tesouro anunciou o início de um Programa de Financiamento Suplementar (SFP, na sigla em inglês) temporário a pedido do Fed. “O programa consistirá de uma série de bills (títulos de prazo mais curto) do Tesouro, além do atual programa de empréstimo do Tesouro, que vai oferecer caixa para uso nas iniciativas do Fed”, informou o Tesouro.

O Fed anunciou uma série de empréstimos e iniciativas de liquidez nos últimos trimestre para reduzir as pressões sobre a liquidez no mercado financeiro, incluindo o aumento nas facilidades de liquidez esta semana. “Para lidar com o impacto destes esforços sobre o balanço, o Fed adotou uma série de ações incluindo o resgate e a venda de títulos da carteira do sistema da conta de mercado aberto”, diz o Tesouro. O Tesouro disse que os anúncios e a participação nos leilões realizados sob o SFP serão governados pelas normas existentes dos leilões do Tesouro.

“O Tesouro fará os anúncios com a maior antecipação possível em relação à data, ao tamanho e ao vencimento de qualquer bill leiloada dentro do programa de Financiamento Suplementar”, informou o Tesouro. As informações são da agência Dow Jones.