Telefonia fixa lidera reclamações dos consumidores

Telefonia fixa, bancos e aparelhos celulares continuam sendo os sevicos mais reclamados pelos consumidores no Procon-PR – Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor – em 2007. A informação é da coordenadora Ivanira Gavião Pinheiro, ao divulgar o balanço do primeiro trimestre do ano, quando foram realizados 34.847 atendimentos. Os consumidores foram atendidos por telefone, pessoalmente e por e-mails.

A média diária ficou em 562 pessoas atendidas num período de 62 dias. ?Essa média vem se mantendo desde meados do ano passado?, informa Ivanira, lembrando que o Procon-PR fechou 2006 com um total superior a 127 mil atendimentos, um recorde desde a sua criação em 1991. A coordenadora enfatiza que os números refletem uma maior consciência do consumidor em relação a seus direitos, que hoje exige qualidade nos produtos e serviços ao mesmo tempo em que valoriza o seu dinheiro.

Áreas

A área de serviços mantém a liderança com 11.863 queixas, principalmente em relação à telefonia fixa, escolas e telefonia celular. Na seqüência estão produtos, com 10.843 com inúmeros atendimentos relativos a aparelhos celulares, veículos e equipamentos de informática; assuntos financeiros com 7.322 registros referentes a bancos, financeiras e cartão de crédito. habitação (1.340), saúde (839), alimentos (314) e consórcios (232). Há ainda cerca de mil atendimentos do extra-Procon, com situações que não se referem a consumo e 1.039 de outros serviços.

O atendimento no Procon-PR é realizado pelo Disque-Procon 0800-41-1512, que no trimestre passado atendeu a mais de 60% do total de consumidores com orientações e informações nas mais diversas áreas; pelo ?Procon Responde?, que pode ser acessado no endereço eletrônico www.pr.gov.br/proconpr, é possível dirimir dúvidas; e pessoalmente no Espaço da Cidadania, Alameda Cabral 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Curitiba, a partir das 9h, para fazer a sua reclamação.

Para efetuar a reclamação é preciso que o consumidor tenha em mãos o RG, CPF, comprovante de residência e da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato, etc).

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