Consumidor

Telefonia ainda é campeã de reclamações no Procon

O número de atendimentos do Procon-PR referentes à telefonia fixa e móvel tem aumentado gradativamente nos últimos três anos. Somente este ano, de janeiro a agosto, foram 12.158 atendimentos a consumidores desse setor. Os números comprovam que esse tipo de prestação de serviço ainda é o campeão de reclamações no órgão.

De acordo com a advogada do Procon-PR, Marta Paim Favreto, o órgão sempre verificou a telefonia fixa como o principal alvo das reclamações. No entanto, o volume de reclamações de telefonia móvel tem se equiparado à primeira espécie. Em 2006, o Procon-PR registrou 3.334 atendimentos referentes a telefonia móvel. Em 2007, esse número passou para 3.908, enquanto que, no período de janeiro a agosto desse ano, já são mais de 4,5 mil atendimentos.

Segundo Marta, esse panorama é justificado pelo aumento do número não só das operadoras, mas também de usuários. Marta explica que parte do aumento de atendimentos quanto à telefonia móvel se deve às reclamações dirigidas aos fabricantes dos aparelhos, devido à baixa qualidade dos produtos.

“Hoje os aparelhos agregam uma série de funções. São câmeras de vídeo, gravadores, entre outras funções, que aumentam a incidência de defeitos nos telefones”, diz.

Para Marta, tanto as operadoras como os fabricantes objetivam uma otimização dos lucros, deixando a qualidade dos produtos em segundo plano. “Os fabricantes e os prestadores de serviço se preocupam em ganhar dinheiro e esquecem a qualidade. Eles baixam o custo de produção e a qualidade dos aparelhos cai junto”, conclui.

Ainda no campo dos telefones celulares, a maior parte das reclamações é referente aos serviços pós-pagos. Segundo a Marta, isso é justificado por causa da grande quantidade de faturas irregulares e cobranças indevidas emitidas pelas operadoras.

Marta alerta para que os consumidores fiquem atentos no momento da compra dos aparelhos e na hora de adquirir o serviço. “É importante que o usuário tente se adequar a um plano que traga mais vantagem para ele. Quando for comprar um aparelho, a orientação é de que o consumidor não seja motivado apenas beleza do telefone”, diz.