Tecpar cria Agência de Patenteamento

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) está criando uma Agência de Patenteamento para ajudar na proteção de pesquisas e produtos inovadores do Paraná. O objetivo é atuar principalmente nas empresas instaladas em incubadoras tecnológicas do Estado e com a comunidade científica e acadêmica das universidades paranaenses, para que novos processos e produtos sejam devidamente patenteados pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

A nova entidade já definiu uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet) para criar, numa próxima etapa, outros núcleos de patenteamento no Estado.

Além de diversas universidades e faculdades, o Paraná possui atualmente uma rede de 16 incubadoras tecnológicas que, juntas, atendem a 110 empresas residentes. A mais antiga, a Intec, instalada no Tecpar em 1989, já graduou 20 empresas que lançaram cerca de 140 novos produtos no mercado. Nos cinco primeiros meses deste ano, a Intec lançou mais seis produtos inovadores.

Voltar ao topo