Técnicos da Receita Federal voltam ao trabalho hoje

Depois de seis semanas de paralisações em protesto contra a medida provisória (MP) que criou a Super-Receita, os técnicos da Receita Federal decidiram retornar hoje ao trabalho. A maioria da categoria votou, na sexta-feira passada, pela suspensão da greve e em favor da negociação.

A mobilização teve o objetivo de abrir um canal de diálogo com o governo para mudar a MP. Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Técnicos da Receita Federal (Sindireceita), Paulo Antenor, o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, acenou com negociações durante reunião na quarta-feira passada. ?Estamos dando um voto de confiança no governo?, disse o dirigente sindical. Ele afirmou que Palocci se comprometeu a mudar alguns pontos da MP. Mas, para não comprometer as negociações, Antenor não quis divulgar quais são esses pontos.

Para Antenor, os técnicos conseguiram, com a paralisação, chamar a atenção de parlamentares e da sociedade para um debate que estava sendo travado apenas em setores da Receita Federal.

?Nunca reduzimos essa discussão apenas às questões corporativas. Tratamos dos temas de interesse da categoria, mas sempre fizemos questão de colocar na mesa todos os assuntos ligados à administração tributária brasileira?, disse.

Os técnicos querem mudanças na carreira dos servidores da Receita de forma que aqueles com nível superior possam ser promovidos a auditor. Eles argumentam que muitos técnicos hoje exercem, na prática, atribuições que são dos auditores.

Voltar ao topo