TCE oferece cursos de administração pública

A Escola de Gestão Pública do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) programou uma série de cursos que beneficiarão todos os âmbitos da administração pública paranaense.

“A qualificação do servidor é o melhor caminho para a correta e eficaz aplicação do dinheiro do contribuinte”, acredita o presidente do TCE, conselheiro Nestor Baptista. Somente em 2007, o tribunal ofereceu treinamento a 10.400 servidores de todo o Estado.

No próximo dia 24, será aberto o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública. Será o primeiro curso a distância oferecido pelo tribunal, em parceria com a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O TCE concederá 200 bolsas de estudo integrais para servidores da corte e órgãos municipais (prefeituras e câmaras) que apresentam maior carência de qualificação profissional. Destinado a profissionais das áreas administrativa, jurídica e de contabilidade, o curso terá duração de 25 meses.

Entre 29 de setembro e 3 de outubro, a Escola de Gestão oferecerá a oficiais da Polícia Militar do Paraná um curso de capacitação em controle interno. O foco principal desse treinamento serão os aspectos jurídicos e a gestão de recursos públicos.

Na seqüência, será realizado um curso sobre gestão orçamentária e financeira para membros do Ministério Público Estadual, a pedido do procurador-geral de justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

No dia 2 de outubro, a Escola de Gestão inicia a segunda turma de seu curso de pós-graduação em Gestão Pública. Nesta etapa, serão beneficiados 40 servidores do próprio tribunal.

Segundo o coordenador da EGP, Gerson Luiz Koch, também estão programados um curso um curso de capacitação em Auditoria Operacional (com duas turmas de 40 vagas cada), dirigido a servidores do TCE, e um treinamento destinado aos novos gestores municipais (prefeitos e vereadores) que serão eleitos em outubro.

A Escola de Gestão está promovendo ainda ciclo de palestras sobre contabilidade pública e jornadas jurídicas, eventos que trazem a Curitiba alguns dos maiores especialistas brasileiros.