Taxas de juros estão baixas por bom motivo, diz Asmussen

As taxas de juros estão atualmente baixas na zona do euro por um motivo, mas ainda há riscos relacionados à manutenção de taxas muito baixas por um período muito longo, disse hoje Jörg Asmussen, membro do conselho executivo do Banco Central Europeu (BCE).

O comentário de Asmussen, feito durante uma conferência do setor bancário em Frankfurt, vem um dia antes de o BCE anunciar sua decisão de política monetária. A expectativa é que o BCE mantenha os juros nos níveis recordes de baixa e reforce sua “diretriz futura” de que as taxas permanecerão baixas por um período estendido de tempo.

Asmussen falou em resposta a preocupações de que as taxas baixas estariam sobrecarregando os poupadores alemães. Para ele, a zona do euro só verá uma normalização das taxas de juros “quando as condições dos países periféricos melhorarem”.

Ainda na conferência, Asmussen afirmou que um teste de estresse que fará parte de uma ampla avaliação de bancos europeus será a última oportunidade de restaurar a confiança no setor bancário da região, após o fracasso de dois testes anteriores.

Além do teste de estresse, a avaliação vai medir os riscos e checar a qualidade dos ativos dos bancos, segundo Asmussen. A avaliação, disse ele, “deixa claro que a união bancária só poder ter êxito se abordarmos o assunto da maneira correta desde o princípio”. Fonte: Dow Jones Newswires e Market News International.