Taxa de desemprego foi menor em novembro

A taxa média de desemprego aberto caiu ligeiramente, passando de 7,4% em outubro para 7,1% em novembro deste ano. O indicador livre das influências sazonais, que foi de 7,7% em outubro, atingiu 8,0% em novembro.

Os resultados da Pesquisa Mensal de Emprego, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nas seis maiores regiões metropolitanas do País (Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) no mês de novembro revelam, em relação a outubro deste ano, queda (-1,0%) no número de pessoas economicamente ativas (voltadas para o mercado de trabalho). O número de pessoas trabalhando caiu (-0,7%), assim como o número de pessoas procurando trabalho (-5,3%).

Em novembro do ano passado, a taxa média de desemprego aberto situou-se em 6,4%. O número de trabalhadores diminuiu nos principais setores de atividade e as variações mais acentuadas ocorreram na construção civil (-2,6%) e na indústria de transformação (-1,0%). Considerando as categorias de ocupação, caiu o número de trabalhadores por conta própria (-2,4%) e de empregados sem carteira de trabalho assinada (-1,2%), e cresceu o número de empregados com carteira de trabalho assinada (0,6%). De novembro do ano passado para novembro deste ano, o número de pessoas economicamente ativas aumentou (2,0%), em conseqüência do crescimento do número de pessoas trabalhando (1,3%) e de pessoas procurando trabalho (13,5%). Nesse período, a taxa média de desemprego aberto aumentou 0,7 ponto percentual. No que diz respeito aos setores de atividade, cresceu o número de pessoas trabalhando nos serviços (3,8%) e na indústria de transformação (0,4%). O número de trabalhadores decresceu na construção civil (-10,6%) e manteve-se estável no comércio.

Dentre as categorias de ocupação, cresceu o número de empregados com carteira de trabalho assinada (3,6%), empregadores (1,6%) e empregados sem carteira de trabalho assinada (0,9%). O número de trabalhadores por conta própria decresceu (-2,5%).

O rendimento médio das pessoas ocupadas, referente ao mês de outubro deste ano, situou-se em R$ 797,82. Em termos reais, o rendimento caiu em relação a setembro deste ano (-1,9%) e a outubro do ano passado (-3,9%). Com relação às categorias de ocupação, de setembro para outubro caiu o rendimento médio dos empregados sem carteira de trabalho assinada (-2,7%), dos empregados com carteira de trabalho assinada (-2,0%) e dos trabalhadores por conta própria (-0,5%).

Voltar ao topo