Taxa de desemprego cai a 7% em maio na Alemanha

A taxa de desemprego ajustada da Alemanha recuou para uma mínima recorde em maio, enquanto o número total de desempregados caiu para menos de 3 milhões, segundo dados divulgados hoje pelo governo. O desemprego ajustado recuou de 7,1% em abril para 7,0% em maio – a menor taxa desde que os registros começaram a ser feitos, em 1999.

Em termos não ajustados, o número de desempregados caiu 118 mil no período, para 2,960 milhões, o volume mais baixo para um mês de maio desde 1992. O desemprego na Alemanha está diminuindo em meio ao rápido crescimento do país, que teve expansão de 1,5% no primeiro trimestre deste ano.

Ainda assim, em termos ajustados sazonalmente, a queda no número de desempregados ficou abaixo das estimativas. O dado caiu 8 mil, após o recuo revisado de abril de 33 mil. Economistas esperavam que houvesse queda de 30 mil em maio.

Vendas no varejo

As vendas no varejo da Alemanha subiram 0,6% em abril, em termos ajustados pelos preços, após queda de 2,7% em março, informou o escritório de estatísticas do país. O resultado foi menor que o aumento de 1,7% previsto pelos economistas. Em relação a abril do ano passado, a alta foi de 3,6%, em termos ajustados pelos preços. As vendas de alimentos, bebidas e tabaco subiram 4,3% em base anual e 4,7% em relação a março.

O escritório de estatísticas federal observou que as vendas de abril foram influenciadas pelo feriado da Páscoa, que neste ano ocorreu mais tarde do que em 2010. No ano passado, a maior parte das compras relacionadas à Páscoa foram feitas em março.

França

Os gastos do consumidor na França, segunda maior economia da zona do euro (que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda) , caíram 1,8% em abril, após recuarem 1% em março, informou hoje a agência de estatísticas oficial do país, a Insee.

A queda de 10% nas vendas de veículos e de 3,1% no consumo de energia explicam a maior parte da retração nos gastos do consumidor em abril, disse o Insee. Os consumo de móveis caiu 1,5% em abril, na comparação com março, e o de bens têxteis e de couro cedeu 0,5%.

Em outra divulgação do dia, a Insse informou que o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da França subiu 0,8% em abril, na comparação com março, e 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Espanha

O grande déficit em conta corrente da Espanha se ampliou no primeiro trimestre deste ano, como resultado dos maiores custos da importação de energia e do aumento dos pagamentos de juros. Segundo o Banco da Espanha, o déficit no primeiro trimestre somou 17,72 bilhões de euros, ante 15,93 bilhões de euros no mesmo período do ano passado.

A conta corrente do balanço de pagamentos é resultado da balança comercial (exportações menos importações), da balança de serviços (viagens internacionais, seguros, lucros e dividendos, entre outros) e das transferências unilaterais (envio de dinheiro do exterior ao país).

Como porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB), o déficit em conta subiu para 6,7%, ante o índice de 6,2% de um ano antes. A informação sobre renda na conta corrente do primeiro trimestre – que inclui pagamentos de juros e receitas – mostrou déficit de 6,03 bilhões de euros, em comparação com 5,03 bilhões de euros no mesmo período de 2010.

Ao mesmo tempo, o tradicionalmente grande déficit comercial da Espanha aumentou para 11,91 bilhões de euros no primeiro trimestre, ante 10,89 bilhões de euros de um ano antes. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo