Tarde de campo para pecuária de corte

A inserção da pecuária paranaense na produção diferencial da carne de qualidade destinada aos mercados interno e internacional é um dos objetivos do Dia de Campo da Pecuária de Curta Duração, que acontece na tarde da próxima quinta-feira (27), na Fazenda São Paulo, município de Alto Piquiri, região Noroeste do Estado.

Segundo o zootecnista Luiz Fernando Brondani, implementador estadual do Programa Pecuária de Curta Duração da Emater-Paraná, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, os mil participantes aguardados terão a oportunidade de conhecer na prática as recomendações técnicas de produção do novilho precoce e superprecoce, bem como a viabilidade econômica do sistema.

A novidade que está gerando expectativa entre os pecuaristas são os depoimentos dos representantes das alianças mercadológicas existentes no Paraná, que já estão no mercado comercializando carne de qualidade obtida nesse sistema de produção. A idéia principal desse evento, garante Brondani, “é mostrar que sai de cena o produtor de boi e entra, de forma organizada e profissional o produtor de carne de qualidade”.

Este programa do governo do Paraná, realizado pela extensão rural oficial e que recebe apoio do Paraná 12 Meses, vem colhendo resultados tecnológicos desde a sua implantação em 1996. Atualmente são 135 pecuaristas participantes, preferencialmente das regiões Norte e Noroeste, terminando por ano 13.500 cabeças e superando as médias estaduais de 82 quilos de carne/hectare/ano para mais de 405 quilos. Brondani explica que os atrativos para a entrada de novos participantes na pecuária de curta duração são as melhorias nos índices zootécnicos e econômicos da propriedade rural.

Dentre eles, o aumento do desfrute de 19% para 42% ao ano e o índice de natalidade de 55% para 92%. Pela retirada de animais de categorias intermediárias e improdutivas, há um aumento de até 40% de matrizes potenciais. Tem a redução da idade de abate de 36 meses para média atual de 18 meses, entre os precoces e superprecoces. Também verificado o pequeno índice de mortalidade, situado em torno de 1% ao ano. E, o mais interessante é que no sistema tradicional a média de lotação de animal por área é de 1,5 unidade animal/hectare/ano, passando para quatro unidades animais.

Aos interessados em participar do Dia de Campo, a comissão organizadora informa que há vagas, com inscrição gratuita que pode ser feita direto na Fazenda São Paulo, distrito Mirante do Piquiri, de propriedade de Antônio Roque Toesca, antes do início do evento, às 13 horas. Mais informações com o extensionista João Batista Barbi, na unidade municipal da Emater-Paraná em Tapejara, pelo telefone (44) 677-1422.

Voltar ao topo