TAM e Varig criam nova companhia aérea

As dificuldades econômicas que atingem as companhias aéreas de todo mundo, parecem ter, finalmente, convencido executivos das empresas brasileiras a tomar uma atitude. Ontem, as companhias de aviação Varig e TAM, assinaram um protocolo de entendimento para a criação conjunta de uma nova empresa aérea que reuniria as frotas das companhias. Juntas, as duas possuem 218 aeronaves.

A união foi a solução encontrada pelas duas maiores empresas aéreas brasileiras para cortar custos e tentar reverter os enormes prejuízos registrados em 2002. Além de operar no vermelho, a Varig tem enfrentado dificuldades em pagar funcionários, credores e fornecedores e chegou a ter um Boenig arrestado na semana passada pelo não-pagamento do leasing (aluguel) da aeronave.

A nova empresa terá capital aberto (ações em Bolsa) e permanecerá com o controle privado e a gestão profissional compartilhados entre os sócios. A participação de cada uma e o nome da nova empresa só seriam definidos até 30 junho, quando deve ser concluído um estudo elaborado pelo banco Fator para chegar à melhor forma de concluir o negócio.

O presidente da TAM, Daniel Mandelli Martin, disse que a criação da nova empresa ainda não está completamente definida e que poderia acontecer com a fusão ou a criação de uma holding que controlaria as duas companhias.

Depois que houver acordo sobre todos os detalhes da união, o Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) deverá analisá-los para verificar se o negócio não levará a uma dominação excessiva do mercado de aviação civil brasileiro.

“O importante é que iniciamos o processo, e esse processo significará operações melhores para ambas as empresas”, disse Mandelli após a assinatura do protocolo de entendimento para a busca de uma solução para as dificuldades enfrentadas pelo setor.

A Varig e a TAM já anteciparam, no entanto, que a fusão não implica em “demissões imediatas”.

A solenidade de assinatura do protocolo contou com a participação dos ministros Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e José Viegas Filho (Defesa), além do comandante da aeronáutica, tenente-brigadeiro Luiz Carlos da Silva Bueno, do presidente da Varig, Manuel Guedes, e do presidente da TAM, Daniel Mondelli Martin.

Viegas deixou claro que o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) não deverá ajudar a nova companhia imediatamente. Segundo ele, as companhias aéreas só vão receber empréstimos quando apresentarem um plano “sustentável”.

Na mesma linha, Furlan disse que o BNDES não vai atuar como hospital de empresas, apesar das recentes declarações do novo presidente do banco, Carlos Lessa, favorável a uma maior ajuda do banco a corporações em dificuldade.

Antigo sonho

A fusão entre a Varig e a TAM era um antigo sonho do comandante Rolim Amaro, ex-presidente da TAM, morto em 2001 em um desastre de helicóptero.

No entanto, até esta semana as duas empresas negaram diversas vezes que estivessem em negociação para a fusão das operações.

Voltar ao topo